sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Destaque informativo

è ESTUDO MOSTRA QUE 80% PEGAM CARONA COM QUEM BEBEU

 Após quase cinco meses em vigor, a chamada Lei Seca mudou o comportamento dos universitários, mas não imunizou todos os riscos do hábito de beber e dirigir. Apesar do número de estudantes que admitem misturar álcool e volante freqüentemente ter caído de 31% para 20%, 80% deles confessam que ainda pegam carona com motoristas embriagados depois da balada. Os resultados foram apresentados ontem no congresso da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

“Os jovens mudaram só o agente do perigo, mas continuam correndo riscos no trânsito ao andar ao lado de condutores que beberam antes de pegar o carro”, afirma Sérgio Franco, chefe do departamento de ortopedia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e autor do estudo, que ouviu, na semana passada, 1.034 universitários paulistanos e cariocas.

Para avaliar a mudança de postura quanto à direção “embriagada”, Franco comparou os dados do levantamento recente com os obtidos em pesquisa semelhante feita por ele em 2006, com o mesmo universo de estudantes pesquisados. “Percebemos que há avanços substanciais (após a Lei Seca), mas nos surpreendeu a quantidade de jovens que pegam carona com motoristas que beberam”, diz o pesquisador que vai distribuir em 16 pontos de Porto Alegre (cidade que sedia o congresso) panfletos informando sobre os riscos de andar na companhia de pilotos embriagados. As informações são do "Jornal da Tarde".

è EMPRESA É DESATIVADA E PROVOCA QUEDA NO ENVIO DE SPAMS

 O volume de lixo em e-mail enviado mundialmente teve redução após a identificação e desativação do maior hospedeiro de spams do mundo. A McColo, responsável por 75% do lixo eletrônico remetido todos os dias, ficou offline nesta quarta-feira.

Segundo especialistas, a queda de quase 33% que levou alguns a pensar que se tratava de um problema técnico, está diretamente relacionada ao fechamento da McColo, com sede na Califórnia, Estados Unidos. O percentual foi identificado pela empresa IronPort.

Outra companhia de monitoramento de tráfego de spams na web, a Spamcop.net, aponta uma redução de 40 spams por segundo para 10 spams por segundo.

A ISP, que também monitora o tráfego na web, detectou uma desaceleração de 50% no crescimento dos spams.

Fenômeno similar ocorrera em setembro, quando a empresa Intercage, foi desativada, reporta o Washington Post.

è CARBONO PODE DEIXAR O LAPTOP MAIS FINO DO MUNDO MAIS LEVE

A Apple entusiasticamente anunciou o laptop mais fino do mundo no início deste ano – o MacBook Air, que mede 1,94 cm na sua parte mais espessa. Já o peso (1,36 kg)  não teria deixado Steve Jobs tão satisfeito. Um novo rumor prevê, para breve, uma redução na balança para o modelo.

Segundo o site AppleInsider, a alternativa para “aliviar” o Air deve ser fibra de carbono, que seria utilizada em algumas partes da estrutura, atualmente de alumínio, do aparelho, garantindo resistência e menos peso.

O material, já utilizado pela indústria automobilística e aeroespacial, entre outras, aparece em alguns notebooks, como o Voodoo – ultrafino da parceria Sony/HP.

Citando fontes “relacionadas ao assunto”, o AppleInsider esclarece que o carbono seria utilizado em apenas parte do MacBook Air, já que a empresa utiliza um bloco de alumínio inteiro para esculpir o chassis do laptop.

Espera-se que o novo, e mais leve, MacBook Air venha, também, com uma parte esculpida num bloco de carbono.

O revestimento da parte inferior do notebook é um dos mais fortes candidatos à mudança. Ele é o segundo  componente estrutural mais pesado (152g) do MacBook Air. A parte de cima é a mais pesada (211g).

A expectativa é de um novo modelo no ano que vem. Mas, conforme o próprio AppleInsider revela, trata-se, ainda de um rumor.

Nenhum comentário: