quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Destaque Informativo Edição 89

 CHUVA ATINGE NORTE E NORDESTE DO RS NESTA QUARTA

 
O norte e nordeste do Rio Grande do Sul terão pancadas de chuva da tarde para a noite desta quarta-feira. Há muitas nuvens sobre o nordeste, leste e norte do Estado. O sol ainda aparece pela manhã e eleva as temperaturas em todo o RS, cedendo depois espaço para a chuva.

A temperatura máxima chega a 29ºC ou 30ºC no oeste do Estado. Em Porto Alegre, o tempo permanece seco, com mescla de sol e nuvens pela manhã e nebulosidade e abafamento à tarde, com chance de chuva. A temperatura máxima fica entre 24ºC e 25ºC, segundo a Central de Meteorologia.

Na quinta-feira, o calor se mantém no RS, com pancadas esparsas de chuva à tarde. Os termômetros marcam entre 9ºC e 29ºC. Na Capital, o tempo continua seco e com nebulosidade variável, com possibilidade de chuva à tarde e máxima entre 26ºC e 27ºC.

A chuva atinge quase todo o Estado na sexta-feira, ficando de fora somente o Oeste. A temperatura fica entre 11ºC e 31ºC. Para o fim de semana, a previsão é de entrada de uma massa de ar frio, tempo seco, nublado e com chance de chuva no Leste e Nordeste. A temperatura fica entre 11ºC e 31ºC no sábado e de 6ºC a 25ºC no domingo.

A temperatura cai entre domingo e segunda. O clima fica seco e com nebulosidade variável, com temperatura entre 3ºC e 26ºC na segunda. Na terça-feira, o calor retorna e faz entre 9ºC e 29ºC.

QUANDO O iPOD FAZ MAL AO CORAÇÃO

 
Ouvir música no iPod ou em outros tocadores de MP3 é uma das melhores invenções tecnológicas dos últimos tempos. Quase ninguém resiste a esses aparelhinhos. Mas os médicos, para não perder a tradição, acabam de fazer um alerta: esse hábito pode ser perigoso no caso de pessoas que usam marcapasso ou desfibriladores implantados no peito.

Imãs presentes nos fones de ouvido podem prejudicar o funcionamento de dispositivos cardíacos, segundo um estudo apresentado durante a reunião da American Heart Association, um dos mais importantes congressos de cardiologia que está sendo realizado em New Orleans, na Louisiana, nos Estados Unidos.

O marcapasso emite impulsos elétricos para acelerar ou reduzir o ritmo dos batimentos cardíacos. Quando exposto aos ímãs dos fones de ouvido, porém, o marcapasso pode enviar sinais que fazem o coração bater rápido demais ou muito devagar, mesmo quando isso não é necessário.

"No caso de pessoas que usam desfibriladores implantáveis, os riscos podem ser ainda mais sérios", disse o autor do estudo, William H. Maisel, do Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston. "O imã pode desativar o desfibrilador temporariamente".

No estudo, 60 voluntários colocaram os fones de ouvido diretamente sobre o peito. Interferências eletromagnéticas foram observadas em 14 deles (23%).

Se você usa desses dispositivos cardíacos:

- não coloque os fones de ouvido no bolso da camisa

- não jogue os fones sobre os ombros

- não deixe que uma pessoa deite no seu colo se ela estiver usando esses aparelhos de áudio

Os marcapassos funcionam com baterias que precisam ser trocadas, em média, a cada cinco anos. Para trocar a pilha, os médicos precisam submeter o paciente a uma nova cirurgia. No futuro, porém, é possível que os marcapassos possam ser alimentados por uma fonte alternativa de energia: o próprio coração.

Pesquisadores da Southampton University, do Reino Unido, apresentaram no congresso de New Orleans um microgerador que é alimentado pelos batimentos cardíacos. Num experimento preliminar, o aparelho foi capaz de produzir 17% da eletricidade necessária para fazer funcionar um marcapasso artificial.

Se a próxima geração de marcapassos incorporar essa tecnologia é possível que as baterias se tornem mais duráveis. Com isso, a quantidade de cirurgias para troca de pilhas poderá ser reduzida. Vai demorar alguns anos até que essa pesquisa dê origem a um produto. Mas não deixa de ser uma boa notícia. 

 GOL É ELEITO O ‘CARRO DO ANO’ DE 2009


O Volkswagen Gol foi eleito o “Carro do Ano” no prêmio anual realizado pela revista Autosporte, da editora Globo. O hatch, campeão de vendas há 21 anos, foi anunciado vencedor durante o evento apresentado pela jornalista Glenda Kozlowski, do Globo Esporte, na noite de terça-feira (11), no Credicard Hall, em São Paulo. O Chevrolet Captiva ficou com o título de “Utilitário Esportivo do Ano”, enquanto que o Audi A4 levou o troféu de “Carro Premium do Ano” e o BMW X6, de “Utilitário Premium do Ano”.

Nesta 42ª edição do prêmio, 47 jornalistas de veículos especializados de todo país escolheram os finalistas a partir de uma lista pré-determinada pela organização com carros lançados no ano corrente. Na fase final, os mesmos jornalistas votaram novamente para definir os vencedores. O processo de eleição ficou sob os cuidados da auditoria Ernst & Young.

Nas duas categorias “Motor do Ano” (até 2.0 e acima de 2.0) a Audi, que já havia levado ambos os prêmios do ano passado, repetiu a dose com os vencedores Audi/VW 2.0 TSFI e Audi/VW 3.2 V6 TSFI. Em 2008, os eleitos nas demais categorias foram: Fiat Punto (“Carro do Ano”); Ford EcoSport (“Utilitário do Ano”); Audi TT (“Carro Premium do Ano”) e Audi Q7 (“Utilitário Premium do Ano”).

Veja a lista de todos os finalistas: 

“Carro do Ano” – Fiat LineaFord Focus Sedan, Renault Sandero, Toyota Corolla eVolkswagen Gol

“Utilitário do Ano” – Chevrolet Captiva, Honda CR-V, Ford Edge, Dodge Journey e Fiat Strada

“Carro Premium do Ano” – Audi A4, Honda Accord V6, Jaguar XF, BMW M3 e Porsche 911. 

“Utilitário Premium do Ano” – Porsche Cayenne, Subaru Tribeca, Hyundai VeraCruz e BMW X6. 

“Motor do Ano” (até 2.0) – Audi/VW 2.0 TFSI (A3/ A4/ TT/ Passat), Chevrolet 1.4 Econo.Flex (Meriva/ Corsa/ Montana/ Prisma), Fiat 1.4 T-Jet (Linea), Honda 2.0 16VB i-VTEC (Civic Si) e Toyota 1.8 16V VVT-i (Corolla). 

“Motor do Ano” (acima de 2.0) – Audi/VW 3.2 V6 FSI (A4/ A6/ Q7/ Passat), BMW 4.0c V8 (M3), Honda 3.5 V6 VCM (Accord), Mercedes 6.2 V8 (C63/S63 AMG) e Porsche 3.6 DFI (911). 

 BRASIL É 100º EM IGUALDADE DE SALÁRIO ENTRE HOMENS E MULHERES, DIZ ESTUDO


O Brasil oferece a homens e mulheres oportunidades iguais em educação e saúde, mas é um dos últimos países na comparação de igualdade salarial entre sexos, revelou nesta quarta-feira (12) levantamento do Fórum Econômico Mundial.

De acordo com o estudo, o país ocupa a 100ª posição em igualdade de salários para atividades similares, entre 130 países. No ranking geral, que mede a igualdade entre homens e mulheres, o país ainda está em 73º lugar, uma posição acima em relação a 2007.

De acordo com o relatório "Gender Gap Index 2008", o país é uma das 24 nações que oferecem oportunidades iguais de educação a homens e mulheres, ao lado de exemplos Austrália, República Tcheca, França, Jamaica e Nova Zelândia.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, a expansão nas matrículas de ensino básico ajudaram a colocar o Brasil "entre os 24 países que cobriram completamente os buracos na diferença entre sexos na educação".

O país também oferece oportunidades iguais a homens e mulheres, de acordo com o relatório, de saúde e sobrevivência, junto com mais 36 países.

Já em participação econômica e oportunidade, o Brasil cai para a 59ª posição. Segundo o estudo, o índice de participação econômica considera três aspectos: a diferença de remuneração, de participação de ambos os sexos nas forças de trabalho, e a diferença de avanços por gênero, medida pela presença de homens e mulheres em cargos políticos, de gerência e chefia.

O desempenho do Brasil piora bastante quando o quesito é diferença entre sexos em cargos políticos: ele cai para 110ª posição.

Ainda de acordo com o estudo, a Noruega é o país que melhor promove a igualdade entre os sexos, seguido por Finlândia, Suécia (que liderou o ranking de 2007), Islândia e Nova Zelândia. 

Nenhum comentário: