CONEXÃO WI-FI DA 54ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE
A 54ª Feira do Livro de Porto Alegre trouxe 12 pontos de acesso à internet sem fio para a Praça da Alfândega, no centro da capital gaúcha. A tecnologia utilizada, Wi-Fi Mesh, expande a capacidade das redes Wi-Fi tradicionais. Na tecnologia Mesh, cada ponto da rede é um roteador, transmitindo e recebendo dados. Assim, os nós formam uma malha capaz de atender a uma vasta área de acesso.
Porém, nem todos os pontos têm a mesma força no sinal.
– Conforme a demanda do rádio correspondente que está sendo dá essa variação – explica André Kulczynski, presidente da Procempa, responsável pela rede. Segundo André, a potência dos roteadores varia de acordo com a área. Regiões com mais árvores, por exemplo, têm equipamentos mais potentes, capazes de gerar um sinal que atravesse os obstáculos. De modo geral, cada ponto é capaz de entregar um megabit de velocidade.
Levamos um Eee PC 701 para a Praça da Alfândega e executamos algumas tarefas básicas em quatro pontos diferentes: a escultura de Mario Quintana e Érico Verissimo, perto da Rua da Praia, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), a Praça de Alimentação e a Àrea Infantil (Cais do Porto).
No administrador de redes sem fio do computador, os pontos de acesso aparecem como PROCEMPA_LIVRE. Nos testes, sempre surgiram mais de uma opção para conexão com diferentes taxas de recepção do sinal.
O primeiro ponto, das estátuas de Mario Quintana e Érico Verissimo, foi o que teve mais “redes” disponíveis: cinco, com sinais em 100%, 77%, 67%, 60% e 0%.
Conectados a 100%, realizamos algumas tarefas. A primeira, já que estávamos na Feira do Livro, foi baixar um e-book do site Domínio Público. O escolhido foi A Mão e a Luva, de Machado de Assis. O arquivo, de 412 KB, foi baixado rapidamente, e sem atrapalhar na navegação ou no bate-papo em andamento pelo messenger.
Ou seja, se você quiser aproveitar o tempo entre uma banca e outra para bater um papo com os amigos, baixar um arquivo ou conferir e-mails, é possível.
Assistir a um vídeo do YouTube, no entanto, não foi tão tranqüilo assim. O player travou várias vezes durante a transmissão. Em todos os pontos em que o teste foi realizado com o streaming a situação se repetiu, com piora onde o sinal era mais fraco.
Segundo Kulczynski, a demanda de conexão é monitorada e ajustada de acordo com a necessidade. Feito o teste, concluiu-se que, de modo geral, tarefas básicas podem ser confortavelmente realizadas na Feira.
Confira os percentuais do sinal:
• Escultura de Mario Quintana e Érico Verissimo: 100%, 77%, 67%, 60% e 0%.
• Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS): 52% e 15%.
• Praça de Alimentação e a Àrea Infantil (Cais do Porto): 100% e 91%.
JORNAIS COM OBAMA ELEITO É BEM COTADO NO eBAY
O debate sobre o futuro dos jornais impressos pode estar em aberto. Mas que o velho e bom jornal, de papel, é um verdadeiro documento histórico, isso não se tem dúvida. Os exemplares das edições de 5 de novembro nos EUA estão disputadíssimos no site eBay, onde são vendidos em média a US$ 300, segundo informa a Agência EFE.
Ontem, a primeira edição do The New York Times de quarta, que trazia o presidente e família na capa e o título "Obama" era vendido a até US$ 350. É a primeira vez em mais de 150 anos de história do jornal em que o título da capa foi de apenas uma palavra.
Outra peça bem cotada é a edição especial do Washington Post, lançada na tarde de quarta. A pedida é de até US$ 250 por unidade.
Quem quiser desembolsar US $ 1250 pode levar um lote fechado de 20 exemplares do Chicago Tribune da última quarta.
Quem quiser dar uma olhada em capas dos jornais norte-americanos do dia 5 pode conferir no Newseum
LG MIRA NO PÚBLICO FASHION COM O SMARTPHONE LOTUS
A LG apresentou recentemente o novo celular LX600 Lotus, mirando no público ligado ao mundo da moda. O aparelho, tem as proporções de um pequeno estojo de maquiagem, com teclado QWERTY, completo, porém minúsculo. A tela tem 2,4 polegadas.
O aparelho é vendido nos Estados Unidos pela operadora Sprint, e vem com acesso ao serviço One Click (Um Clique), que dá aos usuários acesso direto a serviços como o Google, messengers, e navegação.
Nas cores preto e roxo, o Lotus tem TV, música e rádio por etreaming e câmera de 2 megapixel. O aparelho inclui ainda uma aplicação, chamada de Fun Frames, que permite acrescentar às imagens efeitos como maquiagem de palhaço e fantasias de pirata.
O LX600 Lotus custa US$ 150 nos Estados Unidos, com contrato de dois anos com a operadora de telefonia celular Sprint.
Para promover o aparelho, a LG criou um canal de vídeos no YouTube com o estilista Christiam V Siriano criando uma peça inspirada no aparelho, além de um concurso de fotografias que levará o ganhador a um evento de moda em Nova York ou na Califórnia.
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário