quinta-feira, 3 de julho de 2008

Destaque Informativo de quarta 02/07

Segue abaixo a integra do texto lido ao vivo...

Cartão de inscrição será enviado até 18 de agosto.

O MEC (Ministério da Educação) vai enviar aos estudantes inscritos no Enem 2008 (Exame Nacional do Ensino Médio), até o dia 18 de agosto, o cartão de confirmação que informará o local de prova.

Se não receber até essa data, o inscrito deverá procurar uma agência dos Correios ou acessar a página do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) para consultar a o local onde fará o exame.

As provas serão aplicadas no dia 31 de agosto, em cerca de 1.400 municípios. A expectativa do Inep é a de que, pelo menos, 3 milhões de estudantes de escolas públicas e particulares participem dos testes.

Serão 63 questões objetivas de múltipla escolha sobre diversas áreas de conhecimento, além de uma redação. O estudante terá cinco horas para responder o exame.

Pontos no vestibular
Atualmente, 525 faculdades entre elas, disputadas instituições públicas do país -- incluíram no processo seletivo a opção de usar a nota do Enem na prova de conhecimentos gerais.

O Enem é também requisito para se inscrever no ProUni (Programa Universidade Para Todos), que concede bolsas de estudos em cursos de graduação de instituição particular. Para participar do ProUni, o candidato precisa ter obtido nota mínima de 45 pontos no Enem.

A Prova

Para a elaboração da prova do Enem, constituída de uma parte objetiva e uma redação, é utilizada uma matriz de competências. Neste caso, a palavra competência está ligada à capacidade do estudante, entre outras coisas, em dominar a norma culta da Língua Portuguesa, compreender fenômenos naturais, enfrentar situações-problema, construir argumentações consistentes e elaborar propostas que atentem para as questões sociais. A cada competência corresponde um conjunto de “habilidades”, que seriam a demonstração prática dessas competências.

Instituições de Educação Superior

* CENTRO UNIVERSITARIO (FEEVALE)
* CENTRO UNIVERSITARIO LA SALLE (UNILASALLE)
* CENTRO UNIVERSITARIO METODISTA
* CENTRO UNIVERSITARIO RITTER DOS REIS
* FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPel)
* UNIVERSIDADE CATOLICA DE PELOTAS (UCPel)
* UNIVERSIDADE SANTA CRUZ DO SUL (UNISC)
* UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)
* UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA (UNICRUZ)
* UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF)
* UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (Unisinos)

Nenhum comentário: